domingo, 20 de janeiro de 2013

Atenção 2


Passando agora a outra atenção, a atenção usada no marketing, nos media e até mesmo nos negócios. Sim é um cliché e a informação sobre esta problemática dobra a cada quinze dias na Internet. Mas nao deixa de ser pertinente.
Certamente, já ouviu falar das polémicas ligadas as mensagens subliminares  por exemplo, ligadas a bandas de rock and roll, as quais, alguns membros da igreja teceram duras criticas e acusaram bandas como The Beatles e Led Zeplin de impelir pensamentos satânicos e de suicídio nos jovens que consumiam esse estilo de música . Pois bem, em relação a isso tenho a dizer que as pessoas ouvem aquilo a que são aliciadas, se porventura  o Robert Plant disser "sick sick sick" no stairway to heaven e for interpretado por quem está ouvir como 666, acho que já se torna numa clara intenção por parte de quem o faz de distorcer a realidade e a própria música, mas deixo ao leitor o poder de reflexão e opinativo. As mensagens subliminares é algo que inconscientemente nos invade o cérebro, são ideias que são incumbidas subtilmente na nossa cabeça sem nos apercebermos de tal. Estas estão por toda a parte e são bastante poderosas, ora vejamos este exemplo, Barack Obama durante as campanhas eleitorais tem por habito usar uma gravata de cor azul, isto porque a cor azul tem o poder de persuadir. Na mesma linha de pensamento, quando os EUA estão a ser confrontados com alguma problemática e é necessária a intervenção do presidente ele usa habitualmente uma gravata de cor vermelha, cujo, tem associada a ideia de poder. Quero apenas apelar ao leitor para ter poder de análise e conseguir decifrar estas "artimanhas", para que não se deixe manipular. Isto está tão perto de nós e por vezes nem nos apercebemos. Um exemplo prático, quando visita um stand na procura de um carro, a  simples forma de como cumprimenta o vendedor pode dar ao vendedor, um profissional treinado em "artimanhas", um ponto de partida de como correlacionar habilmente consigo ao longo do processo de venda do produto, retirando do aperto de mão traços da sua personalidade. Apertar a mão com a palma para baixo demonstra um sinal de poder, apertar a mão com a palma virada para cima demonstra humildade e fraqueza. No futuro, já saberá o que fazer, cabe a si decidir qual a imagem que quer transmitir ao vendedor.
 Os cidadãos mais afetados pela publicidade são aqueles que vivem sozinhos ou que vivem amedrontados pois vêm no produto um alívio, uma fuga e as ideias que são transmitidas subtilmente pela publicidade cria nas pessoas um sentimento de alegria e paz, que os leva inconscientemente a adquirir o produto. Aqui está, como não conseguem obter a atenção vinda de alguém "mimo", refugiam-se na atenção dada pelo advertisement.
Por hoje é tudo, regressarei brevemente com outros temas e outras curiosidades, até lá vá se mantendo atento!

Sem comentários:

Enviar um comentário