Olá meus queridos, vou começar por dar asas à minha reatividade, e revoltar-me um bocado. Ora sentem-se confortavelmente e desfrutem.
Tanto a razão como a vontade são, obviamente, importantes na tomada de decisões éticas e no exercício de auto-controlo.
Pode-se dizer às pessoas que não devem comer batatas fritas, dar-lhes panfletos sobre a obesidade, passar-lhes sermões admoestando-as a exercer auto-controlo e a não comer as batatas; mas quando o seu eu esfomeado se agiganta, o seu eu bem-intencionado encolhe-se... e elas comem as batatas fritas. A maior parte das dietas falha porque as forças conscientes da razão e da vontade carecem de vigor suficiente para domar conscientemente os impulsos inconscientes.
Os pregadores lançam jeremíadas sobre os pérfidos adúlteros, mas elas parecem não ter qualquer efeito.
O auto-controlo tem que ver, sim, com o desencadeamento de processos. Em qualquer momento, decorrem ou podem decorrer operações simultâneas ao nível do inconsciente. As pessoas com auto-controlo e auto-disciplina desenvolvem hábitos e estratégias que desencadeiam processos inconscientes que lhes permitem perceber o mundo de maneira produtiva e persistente.
(Uma pequena divagação):
Vou ser auto-crítico para ser mais bem aceite pela sociedade e porque denegrir o meu trabalho é uma atividade altamente catita.
O que eu acho interessante é que estou para aqui a demonstrar que domino o tema, e o público valoriza e rende-se à minha exposição. Ainda que seja a coisa mais disparatada do mundo.
O leitor não faz ideia da alucinante aventura carregada de adrenalina que sinto a cada post que escrevo.
Mas qual é a receita? Perguntam-me vocês, o emprego de um vasto vocabulário é uma ótima ferramenta para tornar o texto de qualquer post super fluído na sua expressão. Fica então a dica para quem se quer lançar na aventura de ser um Blogger dentro da mediocridade: primeiro passo comecem por ler o dicionário e comer livros ao pequeno-almoço, depois pensem num tema relativamente aviltante, incendiário, que incomode ou que basicamente não faça sentido mas esteja bem escrito, que provavelmente terão alguma adesão.
Sem comentários:
Enviar um comentário